A Educação Musical Ativa é um movimento que trouxe a partir do final do século XIX um foco mais preocupado com a prática musical e sua vivência de maneira mais lúdica, corporal e criativa, ou seja, deixando para segundo plano a preocupação teórica.
Os principais impulsionadores deste movimento foram europeus onde seus pensamentos e ideologias merecem leituras e cursos práticos em especial. São eles: Emille Jacques Dalcroze (Suiça), Zoltán Kodály (Hungria), Edgar Willems (Bélgica) e Carl Orff (Alemanha).
Estas práticas coincidem com as manifestações do universo infantil e o que eu chamarei a partir deste ponto como “Profissões das Crianças” que são Jogar, Mover e Criar.
Estas 3 alegres profissões são exercidas pelas crianças, e aí se entende criança, não só uma condição etária mas sim o espírito que é conter ativa estas 3 ações, e isso acaba não trazendo um limite de idade restrito.
Estrategicamente é muito válido iniciar o processo da educação musical procurando promover atitudes e experiências musicais que contenham o panorama de jogo, movimento e criação na condição de abrir tempo e espaço para as manifestações das crianças, que aliás é sua cria mais natural e motivadora.
A Educação Musical Ativa é um movimento que trouxe a partir do final do século XIX um foco mais preocupado com a prática musical e sua vivência de maneira mais lúdica, corporal e criativa, ou seja, deixando para segundo plano a preocupação teórica.
Os principais impulsionadores deste movimento foram europeus onde seus pensamentos e ideologias merecem leituras e cursos práticos em especial. São eles: Emille Jacques Dalcroze (Suiça), Zoltán Kodály (Hungria), Edgar Willems (Bélgica) e Carl Orff (Alemanha).
Estas práticas coincidem com as manifestações do universo infantil e o que eu chamarei a partir deste ponto como “Profissões das Crianças” que são Jogar, Mover e Criar.
Estas 3 alegres profissões são exercidas pelas crianças, e aí se entende criança, não só uma condição etária mas sim o espírito que é conter ativa estas 3 ações, e isso acaba não trazendo um limite de idade restrito.
Estrategicamente é muito válido iniciar o processo da educação musical procurando promover atitudes e experiências musicais que contenham o panorama de jogo, movimento e criação na condição de abrir tempo e espaço para as manifestações das crianças, que aliás é sua cria mais natural e motivadora.