Previous slide
Next slide

Contraturno Escolar

Projeto CulturalProjeto EsportivoRecuperação de AprendizagemLabLAR • Nordeste

Projeto Cultural

Regendo sonhos para transformar vidas
Artes Integradas

O LAR deu início ao Projeto Musical em 2007, numa abordagem experimental. Em 2010, formalizou o projeto por meio da Lei Rouanet de Incentivo Fiscal. Desde então, o projeto tem prosperado, ganhando força e refinamento a cada ano. Almejamos proporcionar acesso ao conhecimento, à linguagem e à experimentação artística para um público com recursos limitados, visando ao desenvolvimento individual e coletivo, promovendo a inclusão social e a formação cidadã. Inicialmente focamos em flautas doces, e posteriormente, com a formação de uma Orquestra Experimental e Coro, expandimos nossas oficinas culturais para incluir teatro, dança e estimulação criativa.

Oficina de Música
Dentro do universo musical, são contempladas aulas de Musicalização; Coral; Violino; Viola, Violoncelo; Flauta Doce; Flauta Transversal; Clarinete.

Nossa Maestrina, Amélia Cruz, lidera um time extremamente talentoso de professores que, com muito empenho, se dedicam semanalmente à ensinar aos nossos alunos os diferentes instrumentos, compondo assim a ORQUESTRA EXPERIMENTAL DO LAR.

Oficina de Teatro
A etimologia da palavra teatro provém do grego théatron (“thea”, olhar com interesse; e “tron”, donde; ou seja: o local de onde se vê). Mas não significa ver no sentido comum, e sim ter uma experiência intensa e profunda. É com esse pensamento que o Prof. Lisandro di Prospero trabalha a oficina de Teatro, como uma forma de expressão e de linguagem, auxiliando o crescimento pessoal e cultural das crianças, explorando a imaginação, o convívio e a relação social, aprendendo a aceitar as diferenças, desenvolver autoconfiança e demonstrar sentimentos. Tudo isso através de jogos e brincadeiras teatrais, onde a teoria e pratica caminham juntas.

Oficina de Dança

 
O papel da dança na prática educativa tem o objetivo de resgatar, de forma natural e espontânea, as manifestações expressivas da nossa cultura. A expressão corporal como recurso da aprendizagem, utiliza o corpo em movimento, estimulando a expressão de sentimentos e emoções que auxiliam na integração social.
 
 

Artes

As oficinas de arte para crianças são ambientes que promovem o desenvolvimento integral dos pequenos, oferecendo uma variedade de benefícios. Estes espaços estimulam o desenvolvimento das habilidades motoras finas, a expressão individual e a autoconfiança das crianças, enquanto as desafiam a resolver problemas de maneira criativa. Além disso, as oficinas de arte são oportunidades sociais enriquecedoras, onde as crianças podem interagir, colaborar e compartilhar ideias com os colegas, promovendo o desenvolvimento de habilidades sociais importantes, como comunicação e empatia. Em suma, as oficinas de arte são cruciais para o crescimento pessoal, social e artístico das crianças

Projeto Esportivo

Corpo e Mente em Movimento nordeste

Este Projeto, implementado no em julho de 2024, é um marco no movimento LAR SEM FRONTEIRAS. Onde buscamos levar as metodologias de ensino e gestão de projetos para outras cidades e estados, focados na missão de tornar a sociedade mais justa e igualitária.

O objetivo geral do projeto é contribuir para a construção de valores morais de  crianças, adolescentes e jovens, devidamente matriculados na rede pública de   ensino, por meio de aprendizagens esportivas, educacionais e de convívio social,  e que estimulem o desenvolvimento físico e mental.

Futebol

Liderado pelo Coordenador Paolo, o projeto de futebol do LAR atende 80 crianças e jovens, de 6 a 16 anos, visando não apenas o aprendizado técnico e a melhora no condicionamento físico, mas também o aprendizado de conceitos básicos do esporte coletivo, considerados fundamentais para a formação do ser humano: coletividade, resiliência, persistência, importância do treinamento constante. 
As aulas são ministradas pelo professor Matheus e acontecem de Segunda à Quinta-feira, durante todo o dia, no Campo da Vila de Santo André na Bahia, e e oferecido transporte para o entorno.

Projeto Esportivo

Corpo e Mente em Movimento 4

Este Projeto, implementado no 2º semestre de 2019, visa contribuir para a construção de valores morais de crianças, adolescentes e jovens, por meio de aprendizagens esportivas, educacionais e de convívio social, e que estimulem o desenvolvimento físico e mental.

As atividades desenvolvidas pelo projeto são baseadas no conceito de esporte educacional. O esporte é o foco de tudo, mas sem perder de vista outras atividades que contribuam na formação pessoal das crianças e jovens atendidos.

Futebol

Liderado pelo Coordenador Carlão, o projeto de futebol do LAR atende até 270 crianças e jovens, de 6 a 16 anos, visando não apenas o aprendizado técnico e a melhora no condicionamento físico, mas também o aprendizado de conceitos básicos do esporte coletivo, considerados fundamentais para a formação do ser humano: coletividade, resiliência, persistência, importância do treinamento constante. 
As aulas acontecem de Segunda à Quinta-feira, durante todo o dia, no CDC Cidade Ademar, muito próximo à sede do LAR.
Aikido
Com aulas realizadas às Terças e Quintas, pelos Senseis Wlamir e Ênio, a oficina de Aikido é um sucesso entre as crianças, mas também oferece aulas para os adultos afim de contribuir incluir toda a família.
Trabalhando os conceitos da arte marcial japonesa, que tem sua base conceitual na “Não Violência”, e foca suas técnicas em movimentos de defesa e não de ataque, os Senseis conseguem oferecer aos seus alunos aprendizados mais profundos como respeito, disciplina e coragem. 
LAR_FOTOS-11
Xadrez
 As aulas de Xadrez, iniciadas no LAR pelos professores Herman e Christian, treinam o cérebro dos nossos alunos aguçando o raciocínio lógico e o pensamento estratégico.
Paciência, antecipação, se colocar no lugar do seu adversário são alguns dos aprendizados que este esporte traz aos nossos alunos.
 

Recuperação de Aprendizagem

Implementado no segundo semestre de 2019, este projeto retoma uma antiga vocação do LAR, de auxiliar as crianças e jovens também com suas disciplinas escolares. Com foco em Matemática e Português, os alunos aproveitam o contraturno para estudar estas disciplinas tradicionais de forma criativa. Além disso, os alunos com facilidade e aptidão também serão trabalhados, buscando um desenvolvimento mais aprimorado. Após a pandemia, com o aumento na defasagem escolar este projeto se torna ainda mais necessário.

Matemática

As aulas de matemática, ministradas pela Professora Denise, tem um objetivo muito mais abrangente que o de servir de reforço para a escola, ainda que cumpram também esse papel. A matemática é ensinada com ênfase na lógica, um de seus mais importantes pilares. O objetivo é criar nos alunos o hábito de pensar de forma estruturada e desenvolver o seu raciocínio lógico e estratégico na resolução de problemas, podendo ser esses matemáticos ou não.

São ensinadas ferramentas auxiliares na formação do pensamento lógico e racional, tanto na sua forma numérica e quantitativa, quanto na sua forma proposicional, argumentativa, analítica e crítica.

O objetivo é estimular que os alunos criem o hábito de pensamento e avaliação de situações em todos os setores da sua vida.

Esse processo é realizado com exercícios práticos que são discutidos e pensados individualmente ou em grupo, assim estimulando também a troca e a argumentação.

Em segundo plano, mas com a mesma importância, trabalhamos as crenças e bloqueios com a matemática que a maioria dos estudantes costuma ter e também as crenças sobre suas capacidades.

Português

As aulas de Língua Portuguesa, lecionadas pela professora Maria Laura, pretendem desenvolver amplas habilidades cognitivas dos educandos por meio de atividades lúdicas.

As leituras, músicas, poesias, jogos, gingacas e desenhos são alguns dos recursos utilizados no espaço de aula. Eles possibilitam não apenas a aprendizagem da norma culta, como também explorar a criatividade das crianças.

Lab LAR

Iniciado em 2017 em parceria com o Instituto Ânima, o programa educacional “Lab LAR” incentiva o desenvolvimento de habilidades socioemocionais como empatia, criatividade, comunicação, colaboração e protagonismo, desenvolvendo habilidades técnicas e competências comportamentais essenciais para a inclusão e permanência do jovem no mercado de trabalho.

Por meio de oficinas experienciais na cultura maker, as aulas lideradas pela Profa. Maria Paula apoiam o processo de ideação e prototipagem, permitindo que os alunos aprendam a ser mais criativos, trabalhar em equipe, resolver problemas, trazer soluções para o ambiente onde vivem e conhecem, proporcionando um aprendizado mais significativo.

Benefícios

– Desenvolvimento de competências para o século 21, sobretudo empatia e colaboração, criatividade, comunicação e protagonismo
– Contribuição para a comunidade, estimulando o desenvolvimento da responsabilidade social
– Aprimoramento de processos criativos
– Ocupação e percepção do espaço escolar
– Desenvolvimento de princípios democráticos na convivência em grupo
– Reconhecimento de processos de fabricação digital na prática

Ações

Por meio de um processo exploratório e criativo, os estudantes são protagonistas da construção do
conhecimento de forma significativa. As metodologias
inovadoras proporcionam as seguintes ações:

Empatia: Entendimento do pensamento em coletivo e desenvolvimento de habilidades socioemocionais.
Prototipação: Trabalho em equipe, oficinas de programação, iniciação em impressoras 3D e laser.
Ideação: Criatividade, resolução de problemas reais da comunidade e desenvolvimento pessoal.
Apresentação: Desenvolvimento de oratória e apresentação dos resultados.