Projeto Cultural
Regendo sonhos para transformar vidas
Artes Integradas
O LAR deu início ao Projeto Musical em 2007, numa abordagem experimental. Em 2010, formalizou o projeto por meio da Lei Rouanet de Incentivo Fiscal. Desde então, o projeto tem prosperado, ganhando força e refinamento a cada ano. Almejamos proporcionar acesso ao conhecimento, à linguagem e à experimentação artística para um público com recursos limitados, visando ao desenvolvimento individual e coletivo, promovendo a inclusão social e a formação cidadã. Inicialmente focamos em flautas doces, e posteriormente, com a formação de uma Orquestra Experimental e Coro, expandimos nossas oficinas culturais para incluir teatro, dança e estimulação criativa.
Oficina de Música
Dentro do universo musical, são contempladas aulas de Musicalização; Coral; Violino; Viola, Violoncelo; Flauta Doce; Flauta Transversal; Clarinete.
Nossa Maestrina, Amélia Cruz, lidera um time extremamente talentoso de professores que, com muito empenho, se dedicam semanalmente à ensinar aos nossos alunos os diferentes instrumentos, compondo assim a ORQUESTRA EXPERIMENTAL DO LAR.
Oficina de Teatro
A etimologia da palavra teatro provém do grego théatron (“thea”, olhar com interesse; e “tron”, donde; ou seja: o local de onde se vê). Mas não significa ver no sentido comum, e sim ter uma experiência intensa e profunda. É com esse pensamento que o Prof. Lisandro di Prospero trabalha a oficina de Teatro, como uma forma de expressão e de linguagem, auxiliando o crescimento pessoal e cultural das crianças, explorando a imaginação, o convívio e a relação social, aprendendo a aceitar as diferenças, desenvolver autoconfiança e demonstrar sentimentos. Tudo isso através de jogos e brincadeiras teatrais, onde a teoria e pratica caminham juntas.
Oficina de Dança
As oficinas de arte para crianças são ambientes que promovem o desenvolvimento integral dos pequenos, oferecendo uma variedade de benefícios. Estes espaços estimulam o desenvolvimento das habilidades motoras finas, a expressão individual e a autoconfiança das crianças, enquanto as desafiam a resolver problemas de maneira criativa. Além disso, as oficinas de arte são oportunidades sociais enriquecedoras, onde as crianças podem interagir, colaborar e compartilhar ideias com os colegas, promovendo o desenvolvimento de habilidades sociais importantes, como comunicação e empatia. Em suma, as oficinas de arte são cruciais para o crescimento pessoal, social e artístico das crianças
Projeto Esportivo
Corpo e Mente em Movimento 4
Este Projeto, implementado no 2º semestre de 2019, visa contribuir para a construção de valores morais de crianças, adolescentes e jovens, por meio de aprendizagens esportivas, educacionais e de convívio social, e que estimulem o desenvolvimento físico e mental.
As atividades desenvolvidas pelo projeto são baseadas no conceito de esporte educacional. O esporte é o foco de tudo, mas sem perder de vista outras atividades que contribuam na formação pessoal das crianças e jovens atendidos.
Futebol
Recuperação de Aprendizagem
Matemática
Português
As aulas de Língua Portuguesa, lecionadas pela professora Maria Laura, pretendem desenvolver amplas habilidades cognitivas dos educandos por meio de atividades lúdicas.
As leituras, músicas, poesias, jogos, gingacas e desenhos são alguns dos recursos utilizados no espaço de aula. Eles possibilitam não apenas a aprendizagem da norma culta, como também explorar a criatividade das crianças.
Lab LAR
Iniciado em 2017 em parceria com o Instituto Ânima, o programa educacional “Lab LAR” incentiva o desenvolvimento de habilidades socioemocionais como empatia, criatividade, comunicação, colaboração e protagonismo, desenvolvendo habilidades técnicas e competências comportamentais essenciais para a inclusão e permanência do jovem no mercado de trabalho.
Por meio de oficinas experienciais na cultura maker, as aulas lideradas pela Profa. Maria Paula apoiam o processo de ideação e prototipagem, permitindo que os alunos aprendam a ser mais criativos, trabalhar em equipe, resolver problemas, trazer soluções para o ambiente onde vivem e conhecem, proporcionando um aprendizado mais significativo.
Benefícios
– Desenvolvimento de competências para o século 21, sobretudo empatia e colaboração, criatividade, comunicação e protagonismo
– Contribuição para a comunidade, estimulando o desenvolvimento da responsabilidade social
– Aprimoramento de processos criativos
– Ocupação e percepção do espaço escolar
– Desenvolvimento de princípios democráticos na convivência em grupo
– Reconhecimento de processos de fabricação digital na prática
Ações
Por meio de um processo exploratório e criativo, os estudantes são protagonistas da construção do
conhecimento de forma significativa. As metodologias
inovadoras proporcionam as seguintes ações:
Empatia: Entendimento do pensamento em coletivo e desenvolvimento de habilidades socioemocionais.
Prototipação: Trabalho em equipe, oficinas de programação, iniciação em impressoras 3D e laser.
Ideação: Criatividade, resolução de problemas reais da comunidade e desenvolvimento pessoal.
Apresentação: Desenvolvimento de oratória e apresentação dos resultados.