Durante o tempo todo da pandemia o teatro foi uma área muito afetada, assim como muitas outras. Tivemos que nos virar, apresentar online, sem a presença do publico, sem o calor dos aplausos.
No LAR, durante o período de maior isolamento, nós, eu e meus alunos de Teatro, aprendemos a nos conectar virtualmente, vivendo essa nova experiência esse novo olhar. Entendendo os movimentos pessoais de cada um, de uma nova forma, haviam dias que o aluno não conseguia um celular ou computador para fazer aula, outros o sinal da internet não estava bom, e aos poucos fomos superando adversidades e mantendo a nossa oficina de teatro viva.
Claro, que o número que tínhamos presencial de alunos caiu muito na fase online, mas não trabalhamos com números apenas, e sim com pessoas que estão presentes no momento. Pessoas que estão dispostas a dedicar o seu tempo para fazer movimentar a arte. E foram com essas que quando voltamos ao presencial conseguimos, aos poucos, resgatar e convidar novos e antigos alunos para a nossa oficina.
Hoje, apenas com aulas presenciais voltamos a ter salas cheias, cheias de crianças que querem viver esse mundo de possibilidades que o Teatro traz. Ensaiam com alegria e entusiasmo, deixam suas vozes e corpos disponíveis para a atuação, uns com mais garra, outros com a beleza de sua timidez, mas todos com a vontade de estar presente.
Não estamos formando atores profissionais no LAR, esse não é o nosso intuito. Mas não desacreditamos que podemos estar lapidando talentos, plantando vontades e sonhos. Que claro, vão depender da luta e da dedicação de cada um se quiserem seguir em frente.
A oficina de Teatro funciona com uma vivência, de jogos teatrais, aquecimentos corporal e vocal, aplicação de conceitos teatrais através de exercícios propostos, e cenas criadas por eles, onde o aluno coloca em prática a parte teórica passada em aula, criando assim um aprendizado lúdico e espontâneo.
Entregamos a eles, na nossa oficina de teatro, o que o teatro tem de mais precioso, que é a conexão com outro e principalmente com si próprio.
Lisandro Di Prospero
Professor de Teatro do LAR
…
Para conhecer mais sobre o trabalho realizado no LAR, acesse o nosso site: www.bencaodivina.org.br
Caso queira contribuir com este trabalho na forma de doação, acesse: lar.colabore.org